terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuidados que podemos ter no inverno

Há vários cuidados que podemos ter para enfrentarmos os dias e as noites de inverno. Fizemos uma pequena lista citando algumas dicas que ajudam a te proteger neste frio, cuide de si e de sua saúde:
1- Faça uso de um bom protetor labial para evitar lábios ressecados e rachados.
2- Use um bom creme hidratante adequado ao seu tipo de pele para proteger seu rosto do frio e evitar ficar com a pele vermelha.
3- Durante o dia areje bem a sua casa.
4- Não deixe esquentadores, aquecedores ou lareiras acesas a noite toda, isso é prejudicial à sua saúde.
5- Use luvas para proteger suas mãos.
6- Utilize um calçado adequado, que aqueça seus pés e proteja da umidade.
7- Utilize várias camadas de roupa e não só uma blusa pesada.
8- Se molhar suas roupas na chuva, troque-as assim que puder.
9- Mantenha a rotina de higiene dos seus cabelos, não é porque está frio que você ficará 1 semana sem lava-los.
10- A noite, em sua cama utilize um jogo de lençol de flanela ou polar que são mais quentinhos.
11- Beba água sempre, a ingestão de água faz com que todo o seu organismo funcione corretamente.
12- Evite exercícios físicos intensos.
13- Não use roupas apertadas.
14- A noite tome um bom banho para se aquecer e vá para cama.
15- Um chocolate quente ou um copo de leite com canela ajuda a aquecer.

Relativamente a hiportermia, ela ocorre quando quando a exposição ao frio é prolongada,  e o calor perdido é superior ao que é produzido. Esteja atenta aos seguintes sintomas:
- Respiração rápida demais
- Arrepios
- Dormência nas Mãos
- Tom Arroxeado nos Dedos
- Confusão Mental
- Sonolência Repentina

No caso de hipotermia coloque a pessoa num local quente, coloque roupas secas e quentes, e jamais dê bebidas alcoolicas. Caso não haja melhoria entre em contacto com o serviços de urgências da sua cidade!

Cuidado com alimentos e bebidas muito quentes

13/06/2011
por Lenita Munhoz - Nutrição Responsável

Estamos chegando ao inverno e as temperaturas já são diferentes. O friozinho estimula a ingestão de alimentos diferentes das temperaturas mais quentes do verão. A partir daí, muitos cuidados precisam ser tomados não só em relação à qualidade dos alimentos, mas também em relação à temperatura deles.
Com o frio temos a tendência de preferir chás, cafés, chocolates e sopas e a temperatura desses líquidos que vamos ingerir não podem ser exageradas. Como tudo que tenho dito aqui, se houver equilíbrio em nossas ações e escolhas, vamos diminuir muito nossos problemas.
Cuidado com os líquidos muito quentes.
Um novo estudo publicado no site do British Medical Journal, mostrou que o consumo da bebida em temperatura igual ou superior a 70°C pode aumentar o risco de câncer de esôfago, boca e garganta. Os pesquisadores realizaram o estudo no Irã, país onde o consumo de chá é alto, e aconselham: não tomem bebidas muito quentes.
O câncer de esôfago mata mais de 500.000 pessoas por ano em todo o mundo. As causas mais comuns são o fumo, o consumo excessivo de bebida alcoólica e o consumo de bebidas muito quentes.
O Irã tem uma das maiores incidências de câncer de esôfago em todo o mundo apesar do baixo consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo, comparando o chá quente (65-69°C) com o chá morno (menos de 65°C), pessoas que beberam o primeiro tiveram duas vezes mais câncer de esôfago e aqueles que beberam chá muito quente (acima de 70°C) tiveram um risco 8 vezes maior! Partindo-se deste princípio, uma das regiões do país em maior risco seria o sul, em decorrência do alto consumo de chimarrão quente.
Com o frio do ambiente em que estamos, somos capazes de ingerir os líquidos muito quentes com mais facilidade e só sentimos depois quando a boca e garganta estão ardendo. Isso é sinal que o líquido passou queimando tudo pelo seu caminho. Quando vamos tomar um chá, ou café, ou sopa, etc, devemos deixar um pouco esfriando pra que a temperatura seja adequada a nossa saúde.
Lembra aquele dito popular que diz “apressado come crú”? Pois é o apressado aqui “bebe quente”.
As consequências podem ser sérias e pequenos cuidados podem fazer grande diferença.
 

Quentinha e Saudável – Sopas



O inverno está chegando e a vontade de comer alimentos calóricos vem junto. Para não prejudicar seu corpo, a dica de ouro é fazer sopas no jantar para não cair com tudo no prato de massa. Por isso, separei algumas receitas de sopas funcionais para vocês nesse mês.
Saiba a importância de cada uma e desfrute de uma refeição quentinha e saudável.

SOPA DE LEGUMES COM SEMENTE DE LINHAÇA
Ingredientes:
1 batata grande cortada em cubos
300g de abóbora cortada em cubo
1 cenoura grande cortada em cubos
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
300g de espinafre frescos
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
Azeite de óleo de linhaça
Tempero a gosto
Modo de Preparo:
Descasque e corte em cubos a abóbora, batata, cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Após estarem cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura e a cebola e junte o azeite de óleo de linhaça. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente no final da preparação, a farinha de sementes de linhaça.
A semente de linhaça possui efeito protetor para o coração, reforça o sistema imunológico, atua na redução do colesterol total, auxilia no emagrecimento. O óleo de linhaça é rico em ômega 3 que age como antiinflamatório natural, melhorando e prevenindo a obesidade, colesterol alto, diabetes e pressão alta.
CALDO VERDE COM BIOMASSA DE BANANA VERDE
Ingredientes:
1 Kg batata cortada em cubos
0,5 Kg de biomassa de banana verde
2 xícaras de quinua em grão
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga fatiada
200g de cebola picada
Azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta o reino branca moida a gosto
3 litros de agua
Modo de Preparo:
Refolgue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as batatas e deixe refolgar por alguns instantes. Coloque a água e cozinhe ate que as batatas fiquem amaciadas. Separe o liquido do solido e reserve. Bata o conteúdo solido com a biomassa, acrescentando aos poucos o caldo, até formar um liquido espesso. Cozinhe com a quinua em grão, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a couve. Tempere a gosto.
Receita da Biomassa você encontra aqui.
A banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarréia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. A banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração e regula a glicemia no sangue.
SOPA DE CENOURA E GENGIBRE
Ingredientes:
1 Kg de cenoura cortada em cubos
100g de manteiga sem sal
2 litros de caldo de galinha diluído na agua
80g de gengibre ralado
Curry em pó
200g de cebola picada
3 dentes de alho picados
Sal a gosto
100mL Vinho branco seco
100mL se suco de limão
Pimenta do reino branca a gosto
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela e refolgue levemente a cebola e o alho. Adicione o caldo de galinha, o vinho e a cenoura. Cozinhe em fervura baixa ate amaciar a cenoura, por aproximadamente 45 minutos. Separe o liquido do solido, e reserve. Com o conteúdo solido, processe ate virar um purê, e adicione o liquido aos poucos, ate atingir textura de mingau. Tempere com o limão, curry e temperos. Esprema o gengibre em um pano fino, e tempere a sopa somente com o caldo do gengibre.
O gengibre acelerando o metabolismo e atua queimando mais calorias. O vinho é rico em antioxidantes que prenivem doenças do coração e ajuda na saúde da pele.
Só benefícios!!!


Choconhaque Light

Ingredientes
250 ml de leite desnatado bem quente
50 ml de conhaque
04 colheres de sopa de chocolate em pó
Adoçante a gosto
Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo
Misture bem os ingredientes, coloque nas xícaras e decore polvilhando a canela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e carinho em me visitar- volte sempre!